Análise Crítica do Texto "Animação Cultural"
Seguindo a linha de raciocínio de Vilém Flusser em seu texto "Animação Cultural", é necessária a elaboração de uma Declaração dos Direitos Objetivos, que por sua vez, é uma forma de revolução dos objetos sob a sociedade. A humanidade tem em mente, desde seus primórdios, que possui total autonomia e autossuficiência, porém, mesmo que produzida e criada por pessoas, ela é dependente de uma série quase que infinita de objetos para sua própria sobrevivência.
Paralelamente a isso, tais quais como os objetos, as pessoas são serem animados e inanimados dependendo da perspectiva. De tal forma que uma mesa pode ser tanto inanimada por ser estática, quanto animada por possuir uma "força de vontade" para ser capaz de carregar livros postos sobre ela, assim como acontece com as pessoas).
Apesar de existir um sentimento de total independência entre objetos e humanos, há uma enorme subordinação entre ambos. A exemplo disso existem as pesquisas, que mesmo sendo grande parte realizadas pelas pessoas, não seriam possíveis sem o auxílio dos objetos, assim como não seria possível a realização de pesquisas sem os atos humanos.
Lendo mais a fundo o texto, é possível desenvolver duas ideias antagônicas: primeiramente a humanidade se tornou refém de suas próprias criações e isso se agravaria caso essa revolução dos objetos se concretizasse. Porém, é possível concluir também que é incoerente a ideia de que seres que pensando racionalmente não possuem a mínima consciência e são totalmente reféns dos próprios humanos, seria ridículo ver os objetos, algum dia, como seres superiores às pessoas.
Infere-se, portanto, a necessidade de reconhecer a importância dos objetos para praticamente todas as atividades humanas. Porém, considerando características como o blasé, a estupidez e a própria ignorância de grande parte da sociedade, a ideia de reconhecer a importância dos objetos sem estabelecer relações hierárquicas, se torna utópica.
Texto referido acima:
https://drive.google.com/file/d/1_3ZTyqVtkq_2obzzbXuimDNA2TGOi-xs/view?usp=sharing
Texto referido acima:
https://drive.google.com/file/d/1_3ZTyqVtkq_2obzzbXuimDNA2TGOi-xs/view?usp=sharing
Comentários
Postar um comentário